terça-feira, 29 de março de 2011

Impressões de Porto

Meu cunhado já havia nos alertado.... "em 1 dia se vê tudo em Porto". Claro que a gente não levou tão a sério assim e reservamos 2 dias para conhecer. Ontem estava uma chuva chata, não nos impediu de sair, mas as paisagens ficam diferentes, mais cinza.



Hoje tudo acordou mais bonito.... com um sol tímido querendo sair e mostrando uma cara mais bonita de Porto.
É uma cidade cheia de subidas e descidas, cheia de casas velhas e construções antigas (diferente de velhas). As ruas lembram Lisboa, mas a capital me pareceu mais limpa. O Gusta achou que há muito cheiro de esgoto e xixi pelas calçadas. Eu não concordei muito com isso, mas há de se constatar que não é das cidades mais limpas.
A região do porto é bacana, mas não maravilhosa, há vários restaurantes para se comer um bom bacalhau na beira do rio Douro. Do outro lado do rio, se veem as caves de vinho do porto..... muuuuuitas. Não vamos fazer visitas a elas, mas acredito que quem pega pacotes turísticos deve se certificar de uma dessas visitas estar incluida.
Já ouvi várias frases daquelas que a gente costuma imitar e tirar sarro dos portugueses.... coisas do tipo "oooo Maria, vem cuidar da padaria" ou ainda "aaaai Manuel...". O que estou tendo muuuita dificuldade em encontrar são os bigodes femininos. Acho que muitas portuguesas andaram aderindo a depilação do buço. Ainda bem, né.
Bom, ontem Lula estava por aqui, na verdade em Lisboa..... hoje Dilma chegou e não se fala em outra coisa nos jornais.
Os portugueses realmente amam o Brasil... hj na ponte que liga Porto a Gaia, um senhor nos ouvir conversando e já veio bater papo.... nos alugou por um tempão, contou histórias de como ele ouvia falar do Brasil quando era criança e queria saber das estações do ano no nosso país. Gusta chegou até a pensar que ele estava de golpe pra cima da gente, ou que iria pedir $.... mas não, era só simpatia mesmo.
E por falar em pedir dinheiro e esmola.... tem por aqui, e bastante! Nada que se compare ao Brasil, mas é raro se ver uma entrada de igreja sem um pedinte. Só que os mendigos e pedintes daqui são mais educadinhos, não exageram no pedido, ficam só ali, esperando receber alguma coisa sem incomodar ninguém.
Vai ver importamos daqui essa cultura de esmola.

Vista da ponte para o porto




3 comentários:

Anônimo disse...

OBA !
O Gusta fez a barba.

Achei que tinha brigado com a gilette. hehehee

Bjs Jana e Manu

Anônimo disse...

to amando as fotinhas.

Aproveitem !

bj

Fer Griebler disse...

Jana, juro pra ti que em uma loja enquanto eu procurava maquiagens, uma senhora ofereceu pro gusta para comprar gilete. Ele só ria né. Mas decidiu fazer a barba só pq estava "penicando" demais.
Bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
....Mundinho (Incrível) de Fernanda.... Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino