terça-feira, 9 de outubro de 2012

Lima - Peru

Eu tinha feito um post enorme e detalhado sobre Lima, mas algumas forças do mal conspiraram para que o post se escafedesse do blog....
Mas que nada, não me abalo e farei tudo de novo.... pelo menos o que eu for lembrando!
Já no voo para Lima, vale ressaltar que a paisagem é de tirar o fôlego, sobrevoamos uma boa parte de cordilheiras e passamos sobre o Lago Titicaca. Lindas imagens de montanhas que pareciam estar a poucos metros do nosso alcalce. Então se você vai viajar durante o dia, vale a pena pedir assento na janela.

Lima é cheia de curiosidades.... é uma cidade litorânea mas as praias não são boas para curtir não, só surfistas mesmo se aventuram nas águas geladas. Sem contar que Lima não tem sol durante 8 meses do ano.... 8 meses de dias nublados e sem ver raios de sol. Tudo isso graças as lindas cordilheiras que formam um paredão e se forma um colchão de nuvens sobre a capital peruana.
Mas apesar da cara nublada e parecer que vai chover a qualquer momento, NUNCA chove em Lima. Nunca mesmo! Mais uma vez, culpa das cordilheiras, que não deixam os ventos de chuva chegarem. O máximo que terá lá será uma finíssima garoa que não chega nem a molhar direito as calçadas.
Por conta disso, as pessoas não tem guarda chuvas na cidade, lógico. Mas também não há necessidade de telhados!!! Sério, sem telhados! Só as casas mais chiquetosas e mansões tem telhados por pura estética, as demais construções tem apenas lage. Isso fica engraçado quando visto de cima enquanto se sobrevooa Lima.
Outra curiosidade.... Peru tem terremotos!!!
Por todos os lugares onde se vai há placas indicando zonas seguras em caso de sismo e locais de reunião e concentração em caso deste desastre acontecer. Pelas ruas há marcações no asfalto e nas calçãdas de pontos "seguros".
Lima é considerada a capital da Gastronomia na América Latina (ou América do Sul, não tenho certeza). Já havia lido que lá se comia muito bem, mas pude confirmar que se come maravilhosamente bem. Por ser uma cidade litorânea, os frutos do mar são a especialidade, principalmente o Ceviche. Eu grávida, não pude provar o ceviche... fiquei só na vontade.
Os restaurantes de frutos do mar ou Cevicherias, funcionam principalmente ao meio dia pois os peruanos não tem hábito de comer frutos do mar a noite.
E não faça a bobagem de pedir entrada e um prato principal para cada um.... os pratos são imensos e você não vai conseguir comer tudo!!! Vale a pena dividir um prato com o marido ou amigas. Eu dividia com marido ou com minha mãe e as vezes ainda sobrava.
Outra coisa que você não pode deixar de provar no Peru é o Pisco Sour.... a bebida tradicional do Peru. Tão característico quanto a nossa caipirinha. É uma bebida a base de pisco, suco de limão, clara de ovos e um tiquinho de canela.... Deliciosa!!!!

Ficamos hospedados no bairro de Miraflores, o mais turístico, cheio de hotéis e restaurantes. Um lugar seguro e cheio de opções de com parques e cassinos espalhados por todos os cantos. Lá está também o Centro Comercial Larcomar, um shopping com linda vista para o Oceano. Pegamos um dia de muito frio e vento, o que dificultou aproveitar a vista, mas o lugar vale uma visita.
Parque em Miraflores

Shopping Larcomar


Outra característica que chamou atenção foi a limpeza das ruas.... nada de lixos no chão, nem sacolinhas plásticas voando por ai.... nada de muros pixados, nem mesmo em bairros mais simples como o que está o aeroporto. Apesar de alguns lugares serem extremamente carentes e simples, tudo é muuuito limpo, ruas limpas, calçadas limpas, meio fio limpo! Dá até vergonha depois chegar em Porto Alegre e ver as ruas do centro numa sujeira só!
Mas quer saber o melhor de Lima, melhor de tudo.... o povo!
Eu nunca vi um povo tão, mas tão simpático como os peruanos de Lima (em Cusco não é tanto assim). Eles estão sempre de bem com a vida, sempre sorrindo, sempre fazendo o possivel e o impossível para agradar... e não só em locais turisticos como hoteis ou restaurantes (que eu acredito que as pessoas tem obrigação de serem simpáticas), mas em todos os lugares. Até mesmo, pasmem, nas companhias aéreas eles são incrivelmente delicados.
.

Lima foi uma agradável surpresa, recomendo muito para passear e principalmente para comer bem!!!


1 comentários:

Unknown disse...

Olá Fernanda, estava procurando informação sobre mulheres que já usaram GONAL e achei seu blog... querendo saber sua historia antes de vc engravidar comecei a leer seu post antigo e reparei que vc foi pra Perú!!!
Eu fiquei maravilhada de como vc se expressou da minha cidade Lima (sim eu sou peruana e moro no Brasil faz 7 anos)
Eu casei com um lindo brasileiro...
Espero que tudo esteja bem com vc e de agora em diante estarei lendo seus post...
Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
....Mundinho (Incrível) de Fernanda.... Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino