segunda-feira, 20 de junho de 2011

... e o risoto???

Esse dito risoto tem história.... primeiro pq a receita é inspirada em um que comi em Lisboa, no alto do Castelo de São Jorge (acho é que era Jorge...)
Um lindo e delicioso risoto de fungui, com gostinho no fundo de vinho branco.
Ai voltando pra casa, pedi milhões de vezes pro meu marido gourmet fazer ele pra mim. Nada!
Mãos a obra então! Eu memo fiz!
Me aventurei nos sites de receitas e adaptei as receitas que vi para o meu gosto e o que tinha em casa.
Vamos a ela:

Risoto de Fungui:
50 g de fungui sechi
1 cebola picada
3 "punhados" de arroz
vinho branco dos bons ( eu usei Latitude 33 Sauvignon Blanc, mais ou menos 1/2 taça.... e o que fez toda a diferença foi usar só meia taça no risoto e beber o resto da garrafa!!!)
700 ml de caldo de carne ou bacon (eu usei caldo de bacon pq era o que tinha em casa, deu super certo)

Modo de fazer:
Deixar o fungui hidratar em água morna por uns 30 min. Guardar a água do fuchi para regar o arroz depois.
Refogar a cebola, depois acrescentar o fungui e refogar com vinho branco. Acrescentar o arroz e refogar mais um pouco ainda no vinho.
Acrescentar bem aos poucos o caldo do fungui e o caldo de bacon, eu colocava 2 conchas e esperava secar, ai colocava mais.... isso leva um tempão, mas ai é o segredo.... não ter pressa! E lembrem-se que nesse meio tempo vc tem a garrafa de vinho pra ir se entretendo!
Uma hora depois..... voilá!
Um lindo risoto montado no prato, com enfeite de salsinha!
Estava bom demais, ainda mais considerando que foi feito por mim, uma mulher que foga da cozinha como o diabo foge da cruz.

Sim, eu tenho fotos, mas está no celular do Gusta, então só coloco a foto de noite, por ser???
Me deu até fome agora...

E alguns dias depois, ai está a foto prometida. Só não postei antes pq não estava conseguindo adicionar nenhuma foto em posts. Coisas do Blogspot!

6 comentários:

Amor desde infância disse...

eu fiz um aqui simples e o mose amou imagi esse ai q fome bjs!

Suzana Lira disse...

Acho que tbm kero experimentar rsrs


bjo

Anônimo disse...

Esse risoto deve ter ficado uma delicia mesmo.
Mas quanto a montanha russa, nem acreditei que tu ja foi naquela da foto, acho que nem eu teria coragem de ir, e olha que eu gosto dessas coisas.

Beijokas.
Jana e Manu

Mariane Paulino disse...

Deu água na boca !

Delicia !


http://mar1an3.blogspot.com

Anônimo disse...

A fer nunca cozinha...nao gosta...mas quando vai pro fogao, sai do serio...o risoto tava muito bom (comi todo ele...sério, nao sobrou nada).Dizem que o melhor tempero é a fome...no caso da fer, foi o vinho. Tanto a meia taça que ela colocou no risoto, como o resto da garrafa que ela bebeu...hehehe
Gusta

Fer Griebler disse...

Ohhh meu amor.... por vc eu enfrento a cozinha e me supero para te agradar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
....Mundinho (Incrível) de Fernanda.... Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino