quinta-feira, 31 de março de 2011

Je Me Réjouis de Paris

Antes de começar vou já dizendo que a frase é do Mr. Google, pq não sei p***a nenhuma de francês.

Ok, agora sim.....
Paris é tudo de bom e mais um pouco!!!!
Estamos os dois encantados com a cidade, com suas luzes, com a vida, com a comida e até com as poucas palavrinhas que conseguimos falar em francês fazendo biquinho.
Chegamos aqui no meio da tarde ontem, fomos pro hotel (bem simples, estilo turismo mesmo.... mas quem quer passar muito tempo em hotel mesmo????). Mas rapidinho saimos para uma aventura na cidade. Fomos andando e quando nos demos conta, estávamos no Louvre.... Enooooorme, liiiiindo, imponente. A noite começava a cair e fomos andando pelo rio Sena. De tirar o fôlego.
Volta e meia eu dava pulinhos de alegria.... juro!









Ai bateu a fome e fomos conferir se essa é também a capital da boa comida. Nossa ideia era comer algo mais básico, mas fomos surpreendidos com o básico daqui. Uma salada vira uma super salada, cuidadosamente montada. E quem diria, até num hamburguer os parisienses conseguiram caprichar.

terça-feira, 29 de março de 2011

Impressões de Porto

Meu cunhado já havia nos alertado.... "em 1 dia se vê tudo em Porto". Claro que a gente não levou tão a sério assim e reservamos 2 dias para conhecer. Ontem estava uma chuva chata, não nos impediu de sair, mas as paisagens ficam diferentes, mais cinza.



Hoje tudo acordou mais bonito.... com um sol tímido querendo sair e mostrando uma cara mais bonita de Porto.
É uma cidade cheia de subidas e descidas, cheia de casas velhas e construções antigas (diferente de velhas). As ruas lembram Lisboa, mas a capital me pareceu mais limpa. O Gusta achou que há muito cheiro de esgoto e xixi pelas calçadas. Eu não concordei muito com isso, mas há de se constatar que não é das cidades mais limpas.
A região do porto é bacana, mas não maravilhosa, há vários restaurantes para se comer um bom bacalhau na beira do rio Douro. Do outro lado do rio, se veem as caves de vinho do porto..... muuuuuitas. Não vamos fazer visitas a elas, mas acredito que quem pega pacotes turísticos deve se certificar de uma dessas visitas estar incluida.
Já ouvi várias frases daquelas que a gente costuma imitar e tirar sarro dos portugueses.... coisas do tipo "oooo Maria, vem cuidar da padaria" ou ainda "aaaai Manuel...". O que estou tendo muuuita dificuldade em encontrar são os bigodes femininos. Acho que muitas portuguesas andaram aderindo a depilação do buço. Ainda bem, né.
Bom, ontem Lula estava por aqui, na verdade em Lisboa..... hoje Dilma chegou e não se fala em outra coisa nos jornais.
Os portugueses realmente amam o Brasil... hj na ponte que liga Porto a Gaia, um senhor nos ouvir conversando e já veio bater papo.... nos alugou por um tempão, contou histórias de como ele ouvia falar do Brasil quando era criança e queria saber das estações do ano no nosso país. Gusta chegou até a pensar que ele estava de golpe pra cima da gente, ou que iria pedir $.... mas não, era só simpatia mesmo.
E por falar em pedir dinheiro e esmola.... tem por aqui, e bastante! Nada que se compare ao Brasil, mas é raro se ver uma entrada de igreja sem um pedinte. Só que os mendigos e pedintes daqui são mais educadinhos, não exageram no pedido, ficam só ali, esperando receber alguma coisa sem incomodar ninguém.
Vai ver importamos daqui essa cultura de esmola.

Vista da ponte para o porto




segunda-feira, 28 de março de 2011

De volta a Portugal - Porto!

A rapidez que os dias passam me assusta, já fizemos 1 semana de viagem ontem. O que dificulta as coisas é a saudade do Barto, mas saber que ele está bem cuidado me deixa tranquila. Minha mãe já me avisou para "comprar" um novo tapete persa para ela, pois Barto decidiu que o tapete de minha mãe seria seu lugar de fazer coco. Xixi ele tem feito direitinho, então o coco nem me preocupa tanto.
Estamos de volta a Portugal, hoje e amanhã em Porto.
Ficar esses últimos dias na casa de minha irmã na Espanha foi bom demais. Deu pra descansar um pouquinho, ter companhia de compras e até tomar umas e outras a mais. Sem contar no conforto de estar perto de quem se ama. Bom demais ver que está tudo bem com ela e que está rodeada de ótimas pessoas (não só meu cunhado, mas também os amigos brasileiros que moram junto).
Portugal tem sido tudo de bom.... desde Lisboa já vinha achando esse um ótimo pais para se visitar. Agora Porto confirmou tudo isso. Somos bem atendidos aqui, bem tratados, preços bem acessíveis.
A chuva hoje resolver cair quase sem parar, mas isso não atrapalhou nosso ânimo para conhecer a cidade.... peguei um guarda chuva emprestado de Gabi, Gusta comprou um casaco a prova de chuva e saimos explorar a cidade.
Depois de muito andar, o frio e as roupas úmidas nos fizeram voltar ao hotel e tomar um banho quente para aquecer a alma. Lá pela tardinha o sol resolveu aparecer aqui.
Não deu outra..... nos botamos na rua novamente, agora procurando lugares legais e um restaurante para jantar. E restaurante não falta.... escolhemos um com preço bem decente e de ótima comida. Pra não sair da rotina, comemos um bacalhau e tomamos mais vinho. Tudo ótimo!
Agora estou de volta ao hotel, escolhemos um Ibis (que para mim tem sempre o melhor custo benefício). Amanhã sei que fará um dia lindo.... meu lado sempre positiva me faz pensar assim.

Enquanto não coloco as fotos de Porto no computador, vou passando as fotos de nossa visitinha a Praia de Samil, em Vigo. Assim minha família (que lê o blog e quase nunca comenta....) vai acompanhando nossos passos por aqui.
Pela presença constante do guarda chuva e pela cara de frio do Gusta dá pra imaginar que não deu praia....hihihi




E no domingo ainda teve churrasco.... porque bons gauchos não ficam sem churras nem na Espanha. Claro que foi um churras de forno, mas teve pedrinha de carvão pra dar um gostinho de carne brasileira. Para quem estava a tanto tempo sem comer churras como Gabi, Paulinho e os colegas de casa, bem que deu pra sentir o gostinho!


Obs.: Chego no hotel e ligo a TV.... o que estava passando????? Ana Maria Braga com o Super Louro José. Amei poder ver globo internacional aqui. O ruim é as novelas lá dos anos 90 que estão passando. Vou subir pro quarto assistir o fantástico de ontem....

sábado, 26 de março de 2011

Festa da reconquista de Vigo!

Dia diferente, dia de passear e conhecer a festa da reconquista. Nem imaginava o que veria, mas foi a maior diversão.
Esta é uma festa que as pessoas se vestem como no ano de 1809, colocam tendinhas e preparam comidas e bebidas como era feito no ano da Reconquista da cidade de Vigo.
Muita música, dança, comidas e cheiros deliciosos.
Isso sem contar a diversão de ver todos dançando e se divertindo pelas ruas tipicas perto do porto.
Tomamos cerveja em copos de época, compramos chás e coisinhas deliciosas, e muitas muuuitas fotos. Até a chuva resolveu parar para podermos passear no porto de Vigo.
Festa da Reconquista



Olha a paella, fui eu que fiz!!! hehehe





Porto de Vigo

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vigo e Santiago de Compostela

Em nosso primeiro dia de Vigo, uma passeada pela cidade para começar a conhecer. E depois uma bela saida para comemorar o reencontro com muuuitas cervejas, como não poderia deixar de ser.
De bar em bar, seguimos o costume local de migrar por diversos bares durante a noite. O último foi o melhor, com decoração linda e cheia de detalhes. Mas os exageros do álcool castigam em qualquer lugar do mundo.

Primeiro chopp na Espanha - reencontro!

Primeiro bar da noite....

Último bar da noite.... muitas cervejas depois

Fer, Fer e Gabi

O segundo dia foi a vez de conhecermos Santiago de Compostela, uma cidade linda e bem diferente do que eu imaginava. Tem um centro bem moderno, com uma área antiga cheia de magia! Pegamos um trem em Vigo e passamos o dia em Santiago.
Ruas pequenas, do tipo passagem secreta, muitas igrejas e construções antigas. Isso sem contar na parte espiritual que faz o ar de Santiago ser mais leve. Lá está enterrado o Apóstolo Tiago, o que fez com que as peregrinações começassem. Alguns peregrinos estavam nos entornos da Igreja, ponto de chegada dos que fazem o Caminho de Santiago.
Mas o que mais me chamou atenção foi o ar bruxo que está no ar..... para quem já leu ou assistiu Harry Potter, esse poderia ser o Beco Diagonal da Espanha. Não me surpreenderia de ver algum bruxo saindo daquelas casas de pedra com a varinha em punho e suas vassouras estacionadas na porta,
Resumindo, amei Santiago e acredito que fazer o caminho deve valer muito a pena.

Catedral de Santiago




Já hoje foi dia de conhecer o Parque Castro, pertinho do apto da Gabi. E a tarde, cooooompras! Muitas coisas para ver, algumas poucas para comprar!
Parque Castro


quarta-feira, 23 de março de 2011

Lisboa - Fátima e Vigo!

Último dia em Lisboa.... uma passeadinha a noite, tudo iluminado e lindo. Mais uma comprinhas básicas e uma jantinha normal. Depois, hora de fazer as malas para viajar para ver minha irmã....
O dia amanhece deslumbrante, sem uma núvem no ceu!
Mas é hora de pegar o carro e sair de Portugal. No caminho, passamos na cidade de Fátima e fomos conhecer o santuário de Nossa Senhora de Fátima. Emocionante!!!!
Estava acontecendo uma missa quando chegamos, eu me emocionei bastante, rezei e pedi pela saúde de todos. Acendemos velas e seguimos viagem com o coração leve e iluminado!
O trajeto para Espanha foi ótimo, estradas excelentes, paisagens que me faziam sorrir!
Antes do meio da tarde já estávamos em Vigo.
Rever a Gabi e Paulinho foi bom demais.... dá uma sensação boa de estar em casa!
A cidade deles é maio do que eu imaginava, e mais bonita também. Tem um porto lindo, ainda não fiz fotos. teremos tempo para isso.
Agora estamos nos organizando para sair jantar, tomar umas cervejas e matar a saudade da família!


Fotos que fiquei devendo ontem.... de cascais e estoril

porto de cascais


Hard Rock Cafe

foi só um copinho de cerveja!!!

Santuário de Nossa Senhora de Fátima


Ascendendo velas cheias de esperança!

terça-feira, 22 de março de 2011

Lisboa, Cascais e Estoril - dias 2 e 3!

Dia 2
Gente, minhas costar acordaram no dia 2 bem melhor, claro que a base de muuuuito antiinflamatório, mas deu pra curtir muito.
Dia lindo, acordamos cedinho, 8 da matina e já estávamos tomando café da manhã numa das muitas pastelarias. Croissant delicia com café forte-quente-doce! Barato e ótimo!
Pegamos um metro direto para o bairro de Belem.... por lá conhecemos o Padrão do Descobrimento e Torre de Belém.... ainda passamos no Mosteiro dos Jerônimos e fomos comer os famosíssimos pasteis de Belém (que na verdade não é pastel, e sim algo parecido com uma queijadinhã..... delicioso).
Depois disso, metro de volta e fomos caminhando e curtindo o caminho para o Catelo  de "Sei lá o que" (é tanto nome que não lembro d todos, né).
Vista liiiinda por lá, ainda paramos pra comer um almocinho ótimo e apreciando as várias vistas de cima de Lisboa. Amei.
Pra finalizar o dia..... compras! Claro. Na rua Augusta passamos pela Zara, H& M e mais alumas lojinas imperdíveis.


Padrão do Descobrimento

Torre de Belém

Mosteiro dos Jerônimos

Vista do Castelo



Ah sim, uma cervja, por favor!!!

Almoçar com esta vista..... amei!!!

Lisboa dia 3
Chegamos no hotel para um pit stop para recarregar as energias antes de sair para jantar. O dia começou cedo, antes das 8 hrs já estávamos ruomo ao metro para Cascais e Estoril.... praias com lindas construções e castelos, mas sem areia e "praia"de verdade. Amamos apesar do dia estar bem fechadinho, cerração fechada.
Mas o ditado "cerração baixa, sol que racha" pelo visto vale para qualqer lugar do mundo, pq abriu um dia lindo!
Fomo ao Hard Rock tomar umas cervejas antes de almoçar e ainda caminhamos um moooonte. Agora quero mais é descansar!
As fotos de hoje coloco outro dia.
To cansada e quero descansar os pés!
Até amnhã..... rumo a Espanha!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
....Mundinho (Incrível) de Fernanda.... Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino