sábado, 13 de outubro de 2012

Cusco

Depois de 2 dias comendo bem, bebendo pisco sour e passeando em Lima, madrugamos e fomos para Cuzco (ou Cusco - o correto para os peruanos é com S).
O voo até lá já vale pela vista, mais uma vez vale a pena tentar a janela. No meio de um mar de montanhas, numa região que parece até deserto montanhoso, está encravada a cidade de Cusco.
Chegamos bem cedinho da manhã e já começamos a nos preocupar com a altitude - 3.500 metros acima do nível do mar. Na verdade, não sentimos nada de diferente logo de cara, nem falta de ar nem tontura, mas os efeitos da altitude podem sim ser sentidos ao longo do dia - tonturas, náuseas, vômitos, dores de cabeça. Assim que chegamos seguimos as recomendações e fomos descansar no hotel, dormir e assim adaptar o corpo. No hotel mesmo há chá de coca disponível durante o tempo todo, e eles recomendam que se beba para aliviar os sintomas do mal de altitude. 
Mas atenção grávidas!!! Perguntei insistentemente sobre a possibilidade de eu tomar o chá, ouvi de várias pessoas que poderia sim tomar. Meio receosa, tomei uns golinhos mas não quis abusar e fiquei mesmo no chá de camomila.
Gustavo, meu pai e minha mãe se jogaram no chá, tomaram direto. E o que aconteceu, ficaram mal! Mas depois conto sobre isso!.
Depois de descansar, Gustavo e eu já fomos passear pela cidade. Andamos algumas quadras e passamos pelo Templo do Sol, fizemos comprinhas no mercado de artesanato da cidade e a tarde fomos para o City Tour. DICA: ao pensar em comprar artesanato e lembrancinhas, compre em Cusco e não em Lima, Cusco tem preços bem mais atrativos, quase metade do valor pago em Lima. Vale a pena ir ao Mercado de artesanato e comprar algumas peças de lã de alpaca, ponchos, peças de cerâmica, garrafas de pisco e claro, lembrancinhas de turistas.

Templo do Sol 

Mercado de Artesanato Local

Muitos, muitos homens e mulheres incas vestidos com roupas características pelas ruas - lindo!

Nosso City Tour pela tarde foi um desastre... Não que a cidade não tivesse lugares interessantes para nos oferecer, mas nosso guia era terrível. Um rapazote chato, com a fala arrastada, que parecia ter decorado tudo que ia dizer e fazia tudo parecer massante cheio de dados pouco interessantes. Não nos dava tempo de bater fotos nos locais e se detinha a explicar rachaduras nas paredes do Templo do Sol, por exemplo. Um chato que fez a história de Cusco e do povo inca perder um tanto do seu brilho.
Assim que terminamos o city tour, ficamos na catedral que fica na Plaza de Armas e pudemos acompanhar uma cerimônia de celebração de Nossa Senhora... Não sei especificar qual Nossa Senhora Do Que (já que há tantas), mas as pessoas estavam realmente emocionadas e algumas choravam de emoção ao ficar frente a frente com a imagem.
Na Plaza de Armas estão diversos restaurantes, lojas de artesanato, lojas de lã de alpaca e outras coisitas interessantes para se visitar.
O frio já batia forte e tivemos que lançar mão de nossas compras mais recentes - as touquinhas de lã tipicas dos incas.... Tenho que admitir que as toucas salvaram nosso fim de tarde, pq realmente aqueceram as orelhas. Minha mãe que não tinha comprado toucas ainda, correu atras de uma vendedora de rua inca para comprar sua touquinha e se esquentar!


Plaza de Armas

Celebração na saída da Catedral!!!

Catedral de Cusco, já sentindo frio!

Olha a turma se aquecendo com as touquinhas, tai uma compra que valeu a pena.

Depois de passear pela Plaza de Armas, fazer mais algumas comprinhas e curtir o frio e a chuvinha que começava (sim, em Cusco chove, e muito.... só em Lima não!), estava na hora de comer. Vários bons restaurantes estão em volta da Plaza de Armas, é só escolher um e aproveitar.
Estávamos decididos a provar a carne de alpaca, tradicional em Cusco.
Escolhemos um dos primeiros restaurantes, tamanha era nossa fome. O garçom nos recomendou um filé de alpaca feito na grelha, um vinho chileno para acompanhar (vinho peruano não rola) e voilá!
Tenho que admitir que o filé de alpaca foi uma deliciosa surpresa!!! Só de lembrar já me dá vontade... É uma carne magrinha, leve e com sabor marcante. Fico feliz por termos provado. A intenção era repetir a dose no dia seguinte, mas acabamos chegando tarde e não rolou..


Resumindo, Cusco é uma cidade bem característica, bem típica e cheia de belezas. Vale a pena esticar o passeio por uns 2 dias na cidade e deixe as comprar para fazer em Cusco que vale a pena. Não há tantas opções de restaurantes quanto Lima, mas há diversidade. Fique hospedado pertinho da Plaza de Armas e poderá fazer quase tudo a pé.... Por falar em a pé, a cidade tem ruas minusculas e que dão um ar de misticismo, lembra Santiago de Compostela, na Espanha.

Próxima parada - Machu Picchu

1 comentários:

Iury disse...

Gostaria de saber em que mês vcs foram? Estou pensando em ir na segunda quinzena de março e ando com medo das chuvas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
....Mundinho (Incrível) de Fernanda.... Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino